top of page
Buscar
  • Foto do escritorGescar

O que é a Contabilidade Organizada e a quem se aplica?

Atualizado: 9 de out. de 2019

Saiba o que é Contabilidade Organizada, a quem se aplica e quais as suas vantagens e desvantagens.



A Contabilidade Organizada é uma opção de tributação dos rendimentos ao qual uma atividade comercial ou um negócio pode estar sujeito, ou seja, é um regime tributário adequado a atividades mais complexas, de maior dimensão, quando as despesas com a atividade são superiores a 25% dos rendimentos.

Este tipo de regime é obrigatório para empresas constituídas em sociedade, como por exemplo: sociedades anónimas, por quotas e em nome individual. Para os sujeitos passivos que sejam profissionais liberais e empresários em nome individual que possuam um montante anual ilíquido de rendimentos superior a 200 mil euros, estes passam também a estar abrigados pelo regime de Contabilidade Organizada.


Em relação aos sujeitos passivos que não ultrapassem os 200 mil euros anuais ilíquidos de rendimentos, podem optar por ser tributados pelo regime da contabilidade organizada ou pelo regime simplificado.


Nota: É possível alterar o regime até ao final de março de cada ano.



Vantagens e Desvantagens da Contabilidade Organizada


Vantagens:

Este regime fiscal tem a vantagem de verificar o prejuízo ou o lucro com maior rigor, o que torna a sua utilização indispensável para atividades maiores e mais complexas.


Na Contabilidade Organizada é também possível deduzir despesas relacionadas com a atividade comercial (mais abaixo iremos enumerar quais), o que não é possível no regime simplificado. Outras vantagens resultam do facto de ter uma empresa que trata das suas obrigações fiscais, o que lhe dá:

  • A garantia de segurança que está a cumprir com a lei;

  • A garantia de que irá pagar os impostos devidos (e só os devidos), o que lhe permite poupar muito dinheiro em todo o processo;

  • O esclarecimento de dúvidas;

  • O tratamento de todas as burocracias;

  • Mais tempo disponível para o seu negócio, uma vez que ter contabilista liberta-lhe ainda algum tempo.


Desvantagens:

Uma das desvantagens da Contabilidade Organizada é que o sujeito passivo é obrigado a contratar um Contabilista Certificado (CC), para submeter as suas declarações.


Outra desvantagem reside no facto de ter de ser obrigatoriamente realizada a elaboração de dossiers fiscais, que devem ser apresentados anualmente e guardados durante vários anos, o que retira algum tempo à empresa para a execução desta tarefa.



Deduções de IRS na Contabilidade Organizada


Como referido anteriormente, quando a empresa ou o sujeito passivo optam pela Contabilidade Organizada, os mesmos podem deduzir as despesas com as suas atividades, nomeadamente:

  • Despesas através do uso de viatura própria no exercício da atividade (com limitações), além de combustíveis, deslocações e estadias;

  • Despesas com o CC;

  • Depreciações e amortizações de materiais informáticos, entre eles computadores e impressoras;

  • Despesas relacionadas com a residência da atividade, entre elas despesas correntes como a renda, manutenção e restauro ou a amortização de um empréstimo bancário.


O que é um CC?


Um CC (Contabilista Certificado) é o técnico responsável por planear, organizar e executar a contabilidade da sua empresa. Um CC é, também, o responsável pela relação entre a sua empresa e as Finanças. A contratação de um CC garante-lhe: segurança no cumprimento das disposições legais, a regularização de todos os impostos devidos e o esclarecimento das suas dúvidas.

51 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page